Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Governo coreano investigará acusações de manipulação de gráficos do BTS

A HYBE foi acusada de manipular os gráficos do álbum ‘The Most Beautiful Moment In Life’, do BTS, lançado em 2015; entenda o caso!

Imagem promocional da BTS FESTA 2023 - Divulgação/ Big Hit Music
Imagem promocional da BTS FESTA 2023 - Divulgação/ Big Hit Music

Após acusações de que o BTS teria sido alvo de manipulação de gráficos feitas pela administração da HYBE, conglomerado responsável pelo grupo, o governo sul-coreano anunciou que investigará o caso. A informação foi confirmada por meio de um comunicado oficial das autoridades, onde foi revelado que foi enviada uma petição solicitando a apuração das informações denunciadas, conforme veiculado pelo portal Koreaboo.

ACUSAÇÕES?

Isso porque, no fim de abril, denúncias de “marketing sajaegi”, termo que pode ser traduzido para algo como, “marketing ilegal" ganharam força nas redes sociais ao afirmarem que a HYBE manipulou os gráficos para o mini-álbum do BTS, ‘The Most Beautiful Moment In Life’, lançado em 2015.

A acusação foi realizada por meio de supostos documentos judiciais que afirmavam que um ex-funcionário da HYBE, que foi pessoalmente envolvido nas estratégias de marketing controversas de promoção do álbum, foi condenado a um ano de prisão após chantagear o conglomerado financeiramente a fim de manter em segredo informações confidenciais da HYBE.

Além das supostas estratégias de marketing ilegal, o grupo também se tornou alvo de especulações sobre roubo de conceito criativo para concept photos do mesmo disco, além de envolvimento com um culto religioso chamado Dhan World.

Dadas as acusações, os internautas começaram a exigir uma investigação sobre as práticas de marketing adotadas pelas gravadoras a artistas do conglomerado HYBE, assim como de demais grupos de k-pop, dando origem a investigação anunciada pelo governo da Coreia do Sul.

Além disso, fãs do BTS (ARMY) organizaram protestos a fim de questionar a gestão da HYBE sob a carreira do grupo, enviando caminhões com telões de LED, coroas de flores, e até mesmo uma declaração, veiculada na imprensa local, com intuito de pressionar a empresa a tomar iniciativas eficazes para proteger os direitos do BTS.