Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

Por que as princesas da Disney sempre possuem um companheiro animal?

Algumas teorias levantadas por fãs podem explicar a frequente presença dos animais nas histórias das princesas da Disney

Redação Publicado em 27/04/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulan e Mushu na animação 'Mulan' (1998) - Reprodução/Disney
Mulan e Mushu na animação 'Mulan' (1998) - Reprodução/Disney

Você já reparou que, boa parte das princesas da Disney sempre contam com um amigo animal ao seu lado? Conhecidos como sidekicks, esses queridos personagens são responsáveis por acompanhar as protagonistas, transmitindo conselhos e diversão durante as aventuras da animação.

Além disso, graças a suas personalidades marcantes e características super fofas, os sidekicks acabam conquistando milhares de fãs ao redor do mundo, sendo tão amados quanto seus protagonistas. Mas, por que eles estão sempre presentes nas histórias da Disney?

Melhores amigos

O motivo oficial da constante presença de animais como companheiros das princesas nunca foi explicado pela Disney, no entanto, os fãs desenvolveram algumas teorias que talvez possam explicar este fato tão curioso.

Uma das hipóteses mais populares relaciona a presença dos bichinhos com a mensagem que o estúdio quer passar em suas produções. De acordo com essa teoria, além de representar as princesas como compassivas e gentis, a Disney também busca transmitir a mensagem de que as crianças também devem ser boas e respeitar os animais.

pocahontas
Imagem promocional de 'Pocahontas 2 - Uma Jornada para o Novo Mundo' (1998) / Crédito: Divulgação/Disney

Ainda assim, outra teoria levou a ciência em consideração, e explica que a presença dos personagens se dá graças ao senso de moralidade que os animais transmitem, conforme apontado por uma pesquisa feita pelo professor de ecologia e biologia evolutiva na Universidade do Colorado, Marc Bekoff. Dessa forma, com sua presença ao lado das protagonistas, eles conseguem diferenciar o certo do errado dentro da trama.

Mas as suposições não param por aí! Uma terceira hipótese chegou a ser levantada pelos fãs, trazendo uma resposta bem mais simples que as anteriores. Segundo essa teoria, as princesas que ganharam companheiros animais haviam sido isoladas de alguma forma, ou simplesmente não se encaixavam na sociedade, como aconteceu com Branca de Neve, Cinderela e Rapunzel.

Por outro lado, Ariel, por exemplo, acabou ganhando Sebastião e Linguado, pois, até sua transformação, não sentia que se encaixava entre os humanos e sereias, enquanto Moana ganhou Pua por sentir que não se encaixava nas regras de sua aldeia.