Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Páscoa

Como os outros países comemoram a Páscoa?

Descubra como Páscoa é celebrada em outras culturas e países do mundo

Redação Publicado em 31/03/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coelho e ovos da Páscoa - Pixabay
Coelho e ovos da Páscoa - Pixabay

Muito além de um feriado nacional, a Páscoa é uma das maiores festividades cristãs, além de marcar o fim da Quaresma (período de quarenta dias depois do Carnaval), celebrando a ressurreição de Jesus Cristo. Ainda que seja festejada de diferentes formas em cada uma das vertentes do cristianismo, a data conta com diversas tradições, sendo uma das mais modernas entre elas, o costume de presentear as pessoas com ovos de chocolate visto aqui no Brasil.

Ainda assim, o coelho também é associado a Páscoa nas terras tupiniquins, descrito como aquele que é responsável por trazer os ovos de páscoa para as crianças, ainda que sua conexão com a data esteja mais ligada ao seu simbolismo, já que ele é símbolo de fertilidade desde o Egito antigo, devido à sua grande capacidade de reprodução, assim como sinônimo de renascimento, por ser o primeiro animal a sair da toca depois do inverno.

Mas, apesar de coelhos e ovos de chocolates serem populares na antiga nomeada Terra de Vera Cruz, essa não é uma prática replicada em todos os países. Por isso, reunimos abaixo uma lista com a explicação de como a Páscoa é comemorada em outros 5 países.

1. Alemanha

Na Alemanha o feriado critsão divide a data com a chegada da primavera, assim é uma das tradições locais enfeitar as árvores com ovos coloridos. De acordo com o Estadão, os ovos são pintados a mão pelas famílias, e a mesma tradição foi herdada pelo Brasil através dos imigrantes, visto que a população da catarinense Pomerode, replica o mesmo costume.

Alemanha Páscoa
Crédito: Getty Images

2. França

Diferente do Brasil, na França quem é responsável por trazer os ovos da páscoa são os sinos. A tradição afirma que os sinos voam até Roma para serem abençoados, justificando o porquê eles não tocam de quinta a sábado da Semana Santa. Mas não é só isso! Na volta, os sinos deixam cair galinhas, pintinhos e ovos e coelhos de chocolate.

A história resulta na clássica caça aos ovos realizada pelas crianças no domingo. Além disso, parte da celebração também envolve comer cordeiro no almoço, enquanto em alguns locais do país, como Bessières é comum que a celebração seja realizada cozinhando uma omelete gigante, feita com 15 mil ovos.


3. Austrália

Nada de coelhos na Austrália! O fofo animalzinho se tornou uma praga no país australiano após serem levados até lá pelos europeus. Isso porque, a procriação de coelhos chegou a números elevados por lá, tanto que foi criada uma associação, a Rabbit Free Austrália, que ajuda a conter a superpopulação e evitar que ecossistema e a agricultura local sejam prejudicados pelos pequenos animais.

Com isso, um outro símbolo foi adotado por lá para simbolizar a festividade: bilby, um marsupial que corre o risco de extinção. 


4. Reino Unido

Na páscoa, os britânicos possuem o costume de comer um pão com especiarias que ganha o nome de hot cross bun. Uma curiosidade, é que a rainha Elizabeth I determinou em 1952 que o pão seria consumido apenas em feriados específicos, como a Sexta-Feira Santa. Vale mencionar que a tradição também é vista na Nova Zelândia.


5. Finlândia

Na Finlândia, a celebração da páscoa se assemelha ao Halloween. Isso porque, lá as crianças costumam se fantasiar para pedir doces e chocolates aos seus vizinhos.